Três novas estações de Metro no Município
Ontem, realizou-se na Estação da CP da Reboleira, a Apresentação do Prolongamento da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa entre a Estação da Reboleira e o Hospital Amadora-Sintra, iniciativa presidida pela Secretária de Estado dos Transportes, eng.ª Ana Paula Vitorino.
Actualmente, a linha Azul do Metropolitano une as estações de Santa Apolónia e da Amadora-Este (Falagueira), estando já em curso as obras de ligação à Reboleira, com conclusão prevista para 2011.
Em 2015, prevê-se que esteja concluída a ligação ao Hospital Amadora-Sintra, com três novas estações no Município da Amadora, num investimento de 214 milhões de euros.
Da estação da Reboleira, seguem-se as paragens na Atalaia (junto à Clínica de Santo António), Amadora-Centro (em frente à nova Biblioteca Municipal Piteira Santos e à Academia Militar) e Hospital, num total de 2,5 quilómetros.
Durante a sessão, o Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Moreira Raposo, salientou a importância deste projecto, reforçando a ideia de que “é necessário aproveitar estas oportunidades”. Agradeceu às entidades envolvidas “a visão estratégica que têm ao nível do desenvolvimento estrutural dos transportes”.
A Secretária de Estado dos Transportes, eng.ª Ana Paula Vitorino, referiu que “com estas novas extensões, o Metropolitano de Lisboa ganha uma escala metropolitana, ganha uma nova dimensão”. A governante destacou ainda o mérito do autarca da Amadora, que de uma forma “discreta, apresenta soluções, alternativas para os seus munícipes, para o desenvolvimento do seu concelho”.