comentar
r, em 17.03.09 às 10:44link do post | favorito

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento dos concelhos de Oeiras e Amadora vão dar início a uma campanha de sensibilização junto das crianças com o objectivo de estimular o consumo de água de forma racional.

 

A campanha vai arrancar já no próximo domingo, dia mundial da Água, com o evento "Celebrar a água" a decorrer no Parques dos Poetas, em Oeiras, e será repetido semanas mais tarde, a 18 de Abril, no Jardim Luís de Camões, na Amadora.

 

Pretende-se que seja uma enorme festa para milhares de crianças e haverá várias iniciativas de acesso gratuito como experiências aquáticas, ateliês didáticos, jogos, espectáculos de teatro e magia ou um concerto da cantora Ana Free. Pelo meio, dois conhecidos actores da série "Morangos com açúcar" - Inês Aleluia e Tiago Carreira - vão conduzir workshops com o intuito de explicar aos mais novos a importância da poupança da água canalizada.

 

A campanha foi apresentada ontem à tarde numa cerimónia que acabou por não contar com as presenças de Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras e de Joaquim Raposo, presidente da Câmara da Amadora, ambos devido a "motivos inadiáveis".

 

Todavia, Isaltino Morais, que também é presidente dos SMAS, afirmou, através de nota de imprensa, que esta campanha "reforça o compromisso social e ambiental dos SMAS no sentido de promover a utilização inteligente da água, de forma mais amiga do ambiente".

 

"É fundamental", prosseguiu o autarca, "alertar os jovens e a opinião pública para a necessidade de uma mudança positiva na utilização da água, demonstrando que é possível racionalizá-la, investindo num futuro sustentável".

 

A campanha terá ainda uma estrutura móvel - ou um "roadshow interactivo" - que irá circular por cerca de 60 escolas do 1º, 2º e 3º ciclos dos dois concelhos até ao dia 23 de Maio.

 

O "roadshow" terá uma equipa de formadores que trabalhará em sessões de esclarecimento e algum equipamento que pretende recriar um abiente experimental e divertido com recurso à simulação de sons e imagens interactivas.

 

No final da apresentação da campanha, Nuno Campilho, administrador do SMAS, aproveitou a oportunidade para divulgar, também, duas tarifas especiais para o consumo de água canalizada nos dois concelhos: a Tarifa Familiar e a Tarifa Social.

 

A primeira destina-se a apoiar famílias numerosas, com pelo menos cinco elementos. A segunda destina-se a apoiar clientes que tenham mais de 65 anos ou que beneficiem do rendimento social de inserção.

 

 


Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
14

15
19
21

22
23
25
26
28

29
30
31


blogs SAPO