r, em 04.03.09 às 10:24link do post | favorito

Estão disponíveis no site da Câmara Municipal da Amadora novos documentos de caracterização social do Município da Amadora, bem como outros que definem objectivos concretos de planeamento de acção, tendo como alvo a população mais desfavorecida do Concelho da Amadora.

Elaborados pelo Gabinete de Acção Social, em alguns casos em conjunto com outros parceiros, estão disponíveis para consulta:
Observações: para ver os respectivos documentos, clique nos títulos.

Diagnóstico Social do Concelho da Amadora 2008
O Diagnóstico Social da Amadora surge da necessidade de análise da realidade social, identificando os principais constrangimentos e potencialidades locais, para que posteriormente sejam delineadas propostas de acção para o Plano de Desenvolvimento Social e diversos Planos de Acção, tendo em conta os eixos onde é necessário intervir.

Plano de Desenvolvimento Social 2009/2011
O documento agora apresentado pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no anterior Plano de Desenvolvimento Social (2005/2008), enunciando um conjunto de propostas que visam o combate à pobreza e/ou exclusão social de algumas áreas problema identificadas no Diagnóstico Social, e prevendo também a contratualização das acções com as entidades que as irão realizar.
O Plano de Desenvolvimento Social foi elaborado pelo Núcleo Executivo do Conselho Local de Acção Social, tendo por base os contributos e informações provenientes de todos os parceiros e pretende ser, à semelhança do anterior, um documento orientador do caminho a seguir no planeamento da intervenção social no Município da Amadora.

Rede Social - Plano de Acção
Em 2008, foi efectuada a actualização dos dados do Diagnóstico Social e elaborado o novo Plano de Desenvolvimento Social com uma vigência de 3 anos (2009-2011). Passados quatro anos após a implementação desta Medida no Município da Amadora, entra-se agora numa nova fase do trabalho em Rede, mobilizando-se não só as Instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, como também as instituições com fins lucrativos que desenvolvem a sua actividade neste território e para as quais a coesão social e o desenvolvimento local são também de extrema importância. Em parceria pode-se fazer melhor e responder de forma mais eficiente e eficaz aos problemas sociais emergentes, experimentando e desenvolvendo soluções inovadoras para a intervenção social.
O Plano de Acção para 2009 que agora se apresenta é uma conjugação de sinergias de diferentes parceiros e responde às orientações estratégias do novo Plano de Desenvolvimento Social.

Respostas Sociais existentes no Município da Amadora
Este documento, permite efectuar uma pesquisa detalhada de creches, centros de dia, lares, entre outros equipamentos sociais. Esta pesquisa pode ser efectuada por freguesia, por tipo de instituição, por nome, etc.

Recenseamento dos sem-abrigo
A situação de sem-abrigo e prostituição é resultado de situações extremas de desemprego e precariedade económica, bem como perda de laços sociais e familiares. Por norma, este tipo de prática é socialmente reprovado devido à degradação moral e física dos indivíduos em questão, às questões de saúde pública e ao impacto negativo na estrutura social. Importa então controlar a emergência destes fenómenos, impulsionando a sua diminuição, dependendo isto de diversas condicionantes socioeconómicas e de estruturas de apoio eficazes.
O 1.º Recenseamento de Situações de Rua (Sem-abrigo e Prostituição) no Concelho da Amadora, surge na sequência das actividades que o Gabinete de Acção Social tem vindo a desenvolver no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social e de rua, constatando-se um aumento destas situações neste Município.

Plano de Prevenção das Toxicodependências da Amadora 2008-2009
O Plano de Prevenção das Toxicodependências da Amadora 2008-2009 responde à necessidade da autarquia oferecer aos munícipes um sistema organizado de medidas e acções para abordar um importante problema da sociedade actual. Consulte também o
Guia de Recursos do Plano de Prevenção das Toxicodependências da Amadora 2008-2009.
 

Marcadores: ,

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
14

15
19
21

22
23
25
26
28

29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds