comentar
r, em 31.10.08 às 12:04link do post | favorito

No 50º aniversário da fundação
Dar à notícia a celebração pública
 

Há 50 anos, no dia 25 de Outubro de 1958, o jornal «Notícias da Amadora» foi pela primeira vez apregoado na rua. Surgia o periódico que durante 48 anos havia de celebrar a notícia sem se deixar amordaçar, mesmo nos 16 anos de ditadura e obscurantismo em que se publicou. Um jornal que exaltou a queda do regime fascista em 25 de Abril de 1974 e que viria a soçobrar em democracia. Esta é uma das muitas contradições e fragilidades do regime democrático, a contingência do arbítrio que nega ou enfraquece a própria democracia.   
[
Clique para ver artigo completo]


Nota Semanal

Um registo

Assinalar o 50º aniversário da criação do «Notícias da Amadora» traduz o reconhecimento do papel que desempenhou no país, durante 48 anos. Decidimos fazê-lo desta forma singular, concitando os últimos dos colaboradores a registarem aqui a efeméride. Nem todos tiveram disponibilidade para o assinalarem por escrito.   

 
Antes de celebrar meio século

O «Notícias da Amadora» como escola de cidadania

Esta semana, na 5ª feira se o «Notícias da Amadora» se publicasse faria 50 anos. Fechou antes de celebrar meio século. Proeza cada vez mais difícil de alcançar pelos jornais. Mesmo assim é possível lê-lo pelos meios que as tecnologias permitem. As mesmas que fazem concorrência ao tradicional jornal de papel.  

 


Cultura

Em louvor de João Abel Manta

O nosso maior desenhador humorístico e talentoso ilustrador fez 80 anos este ano e a Assírio & Alvim acaba de publicar uma lindíssima antologia deste mestre, um tributo mais do que merecido a alguém que pode emparceirar com Rafael Bordalo Pinheiro ou Leal da Câmara: “João Abel Manta, Caprichos e Desastres”, por João Paulo Cotrim, Assírio & Alvim 2008.  

 
Crítica de TV

A Feira

Quando em 58 o inesquecível e inesquecido Orlando Gonçalves arrancou com o “Notícias da Amadora”, a televisão portuguesa, então consubstanciada apenas na RTP, estava ao estrito serviço da ditadura fascista, pelo que dela em princípio nada de bom haveria a esperar não apenas na área da informação,...   

 

 

Marcadores: ,

Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
16
17
18

19
21
25

26
27
29


blogs SAPO