A Amadora é uma das 77 cidades de todo o Mundo que já se estão a preparar para serem classificadas como “cidades resilientes”.
A candidatura do município foi aceite pelas Nações Unidas no âmbito da sua estratégia internacional para a redução de desastres.
Amadora e Lisboa são as duas cidades portuguesas que estão a participar na “World Disaster Reduction Campaign 2010-2011” que visa ser uma plataforma de troca de experiências entre várias cidades mundiais. O objectivo central desta campanha é envolver o maior número de autarquias numa rede de cidades de diferentes tamanhos, características e perfis de risco.
As características urbanas da Amadora fazem com que a preparação da protecção civil municipal passe pela criação de mecanismos de prevenção em áreas como os incêndios urbanos, enxurradas e pequenos acidentes decorrentes de condições climatéricas adversas, como queda de árvores.
Ao ser classificada como um exemplo de cidade resiliente, a Amadora mostra-se capaz de superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.