A Câmara Municipal da Amadora e a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, irão fazer o lançamento do Projecto OSPI-Europe – Optimised Suicide Prevention Programs and their Implementation in Europe.
Trata-se de um projecto que virá proporcionar dados essenciais para a implementação dos programas de prevenção do suicídio, previstos no Plano Nacional de Saúde Mental, e em todas as regiões da Europa.
Projecto é posto em prática na Amadora
Este projecto de investigação tem por objectivo a optimização de programas de prevenção de suicídio, com vista à melhoria das condições de saúde mental das populações, dirigido em destaque a pessoas com depressão e em risco de suicídio, estando a ser desenvolvido em 10 países da União Europeia. Em Portugal, a Amadora será a cidade onde o projecto será posto em prática, fruto de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
O plano assenta numa base científica que combina cinco eixos de intervenção: cooperação com os cuidados de saúde primários, campanha pública de informação, cooperação com parceiros comunitários, respostas específicas para os pacientes e seus familiares, e diminuição de acesso a meios letais.
Saiba mais aqui.