comentar
r, em 27.08.09 às 16:58link do post | favorito
 
 
É um T3 "com excelentes acabamentos, grandes áreas e equipamento topo de gama". Sem receio dos superlativos, o anunciante tenta vender a sua casa de 159 metros quadrados por 255 mil euros num site de classificados. A cereja no topo do bolo, o valor acrescentado guarda-o para o final do anúncio: o comprador tem uma pista de esqui a poucos metros do apartamento. Não é na elitista estância Baqueira Beret, frequentada pelos reis de Espanha, nem na mais acessível Sierra Nevada, mas não deixa de ser uma pista de esqui. O espaço em questão é o Ski Skate Amadora Parque, que vai abrir ao público em Setembro (em dia ainda a definir). Porque fomos parar a este anúncio? Foram os desígnios do Google e da busca "ski+amadora" depois de recebermos no email um convite com o assunto: "Testes da pista do Ski Skate Amadora Parque".

Sem dinheiro, há palhaços O i aceitou e juntou-se ao grupo de snowboarders, entre eles o actual e ex-campeão nacional, que desceram pela primeira vez a estrutura que começou a ser construída há cerca de um ano num terreno de 20 mil metros quadrados da Câmara Municipal da Amadora, entre a Urbanização da Atalaia e o IC19. Mas o envolvimento material da autarquia acaba aqui: "Não gastámos dinheiro no projecto", garante à comunicação social Gabriel Oliveira, vereador com o pelouro das Obras e Espaços Verdes. O ambiente é de pré-festa - daqui a 15 dias vão cortar--se as fitas na inauguração oficial -, mas, nunca fiando, o autarca joga à defesa e prefere antecipar críticas como a que se lê no comentário a uma notícia sobre a pista no "Correio da Manhã": "Claro que numa cidade rodeada de bairros problemáticos, com uma criminalidade incrível, era isto que fazia falta. Estou a tempo de ver quem são os frequentadores do espaço! Paga contribuinte!" Não, desta vez parece que ninguém se pode queixar de lhe terem ido ao bolso: o investimento de um milhão de euros na estrutura ficou a cargo da empresa de construção Pimenta & Rendeiro e do Radical Skate Clube. A Câmara cedeu o espaço, e por isso os residentes da Amadora pagam apenas 50% do valor do bilhete cobrado aos "estrangeiros" (€3).

Branca, mas não de neve O objectivo deste dia de testes era, segundo Dulce Pereira, gestora do Parque, "limar as últimas arestas". "E para isso convidámos os melhores atletas de snowboard", acrescenta a simpática e informal anfitriã - que, na qualidade de praticante de skate, ao fim de dois minutos de conversa não consegue evitar passar ao registo tu cá tu lá. Enquanto os atletas vão subindo até ao topo da pista, Dulce conta que anda há 20 anos a jogar ao gato e ao rato com a câmara: ela e os seus amigos skaters construíam rampas, que o município destruía alguns dias depois. "Agora, fizemos uma proposta para um skatepark nesta zona e eles desafiaram-nos para este projecto mais ambicioso." Os snowboarders vão descendo e ouve-se a primeira crítica: "É muito difícil ganhar velocidade lá em cima", queixa-se João Allen, o actual campeão nacional. Aos 17 anos, Allen diz que começou a ir para a neve em 2003 e que normalmente passa duas semanas por ano em Grandvalira (Andorra). A pista da Amadora vai servir para treinar pequenas manobras: "Saltos é arriscado. Isto dá para matar saudades e praticar todo o ano, mas é diferente da neve", conta apontando para o tapete branco. E aqui se encaixa um amargo pormenor desta pitoresca pista: não há neve ou gelo, é uma camada sintética (semelhante à dos campos de futebol), molhada por vários aspersores de rega, que fará os esquiadores escorregarem por ali abaixo. Ou seja, se contava ver neve na Amadora, terá de suspirar por dias de muito frio. "Não é, de facto, a mesma coisa que ir à neve. É como fazer corta-mato e depois ir correr para uma máquina de ginásio... Mas para quem tem o bichinho deste desporto dá perfeitamente para gozar aqui uma bela tarde. Além de que a manutenção é muito mais barata do que se tivéssemos neve artificial", justifica Dulce. Depois das manobras dos especialistas, o i teve finalmente oportunidade de se fazer à pista.

Abram Alas ao I Quem vai regularmente para estâncias de esqui conta que uma das melhores sensações do desporto é respirar o ar puro da montanha e, lá do alto, contemplar a paisagem natural que se estende à frente dos olhos. Romântico e piroso q. b.? Talvez, mas, por esta ou por outra razão, calcula-se que existam em Portugal cerca de cem mil adeptos de desportos de Inverno.

Digamos que no Ski Skate Amadora Parque não vão poder respirar fundo com a mesma intensidade - em vez do ar puro da montanha correm o risco de inalar uma dose de CO2
dos tubos de escape dos carros que passam lá em baixo - e como paisagem natural vão ter de se contentar com o hipermercado Continente do outro lado da estrada (à frente) e as torres de cimento da Urbanização da Atalaia (atrás). Mas calma: "No topo há a recompensa de uma vista deslumbrante sobre a cidade de Lisboa e o rio Tejo", diz o dossiê de apresentação do Parque. É verdade, lá em cima vê-se o rio e o mar. Que outra estância pode orgulhar-se disso?

Enquanto coloca a prancha nos pés, prepare-se para levar uma molha dos aspersores de rega. Depois tente começar a descer. Como se queixavam os snowboarders, apesar da inclinação, é difícil ganhar velocidade ao início. O tapete não faz a prancha escorregar como a neve. Uma vez embalado, chega rapidamente lá abaixo: os 160 metros de pista sabem a pouco. "Que tal?", pergunta Dulce no final. "Só o início é que é complicado", respondemos. "Pois, vamos montar uma espécie de rampa de lançamento lá em cima, para quem quiser." Assim, a Amadora já tem um parque de esqui.

O Ski Skate Amadora Parque, na Amadora, abre em Setembro (em dia a definir). Funcionará todos os dias e os bilhetes vão custar €3
 
 

Fonte Jornal


VISITANTES
Counter
INQUÉRITO
EM QUE AREA DEVIA A CAMARA DA AMADORA INVESTIR MAIS??
EDUCACAO
DESPORTO
OBRAS MUNICIPAIS
AMBIENTE E HIGIENE URBANA
ACCAO SOCIAL
REQUALIFICACAO URBANA
HABITACAO
CULTURA
ESPACOS VERDES
  
pollcode.com free polls
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
17
19
20
22

23
24
25
29

30
31


blogs SAPO