comentar
r, em 21.08.09 às 11:07link do post | favorito

 

Sob um sol que queimava a pele e com direito a vista de mar, os campeões nacionais de Snowboard testaram pela primeira vez a pista principal de Ski e Snowboard do Ski Skate Amadora Parque. A pista de aprendizagem foi experimentada pelo agrupamento de escuteiros da Falagueira. A inauguração do primeiro parque temático do género em Portugal – parque radical e de desportos de inverno – está prevista para o mês de Setembro.
 
Já não é preciso esperar pelo inverno, nem percorrer quilómetros infindáveis para fazer o gosto ao pé e praticar Ski e Snowboard. Às portas da cidade de Lisboa, o Ski Skate Amadora Parque é o novo parque temático da Amadora e permite a prática destas modalidades ao longo de todo o ano! A abertura está marcada para Setembro, mas já começaram a ser feitos os primeiros testes às pistas e logo pelos atletas mais exigentes: os Campeões Nacionais de Snowboard, que deixaram conhecer as primeiras impressões sobre esta “pista de neve sintética”.
 
“Ter o Snowboard debaixo dos pés e conseguir avistar as ondas da Costa é fantástico… melhor sitio que este não há, é um privilégio que muitos países no mundo não têm, garantiu o Campeão Nacional de Snowboard, Diogo Patrocínio, durante os primeiros testes realizado às pistas. “Temos uma aproximação muito real daquilo que é a neve, é lógico que não é igual mas, para quem já fez e quer vir para cá treinar antes de ir para as estâncias lá fora, já tem uma inclinação considerável e para quem nunca fez é, sem dúvida, o material mais parecido, que cria uma sensação muito idêntica àquilo que é descer uma montanha cheia de neve”, acrescenta.
 
Em alternativa à neve verdadeira, as pistas de Ski e Snowboard deste parque são constituídas, num nível inferior, por várias camadas de diferentes materiais, que permitem uma absorção de choque adequada à realização das manobras, sendo que essas camadas estão cobertas por um tapete sintético que poderia iludir os mais distraídos a pensar tratar-se de neve verdadeira… Mas com um olhar mais atento, percebemos que, aqui, o elemento chave é a água que, distribuída por toda a pista através de aspersores, vai garantir que as pranchas de snowboard e os skis deslizem e ganhem velocidade.
 
E foram estes testes iniciais que permitiram aos técnicos do parque verificar a necessidade de “por os aspersores em funcionamento um pouco mais cedo antes da utilização das pistas e de encerar os snowboards  e skis” explicou Dulce Pereira, Relações Públicas do Ski Skate Amadora Parque. “Prova disso foram as impressões dadas pelo Campeão Nacional de Snowboard em título, João Allen, que após a primeira descida se queixou de falta de velocidade para conseguir boas manobras no “rail”, (obstáculo colocado na pista) mas que acabou por ser o último atleta a deixar a pista, e a dizer ‘já estou a sentir, dá para vir cá para a semana?’, acrescentou com satisfação a responsável.
 
 
O Ski Skate Amadora Parque pretende tornar-se um centro de aprendizagem e de treino para quem delira com os desportos de inverno. E não é preciso muito para ficar fã destas modalidades: munido de skis ou snowboard basta fazer-se à pista uma única vez! Ao final da primeira descida, Moira, de 9 anos, pede de imediato ao monitor: “posso subir outra vez? Agora de lá de cima!” enquanto Bruno Silva, de 9 anos, do Agrupamento de Escuteiros da Falagueira, não hesita em dizer que “está a correr bem, mas vai ser ainda muito melhor”, ao mesmo tempo que explica, confiante, as posições correctas a ter em cima da prancha, acabadas de ensinar pelos monitores do parque.  
 
Com mais de 20 mil metros quadrados, o Ski Skate Amadora Parque vai oferecer duas pistas de Ski e Snowboard – principal e de aprendizagem, um skate parque com 1200 m2, um ringue de patinagem e uma área de actividades infantis, zona de restauração e loja, além de ter escolas para as várias modalidades. Um investimento a rondar um milhão de euros, repartido pela Spot X e pelo empreiteiro da urbanização da Atalaia, onde se encontra o equipamento, cujo terreno foi cedido pela Câmara Municipal da Amadora. É a resposta que se impunha ao crescente número de praticantes de desportos como o Ski, Snowboard, Skate, BMX e inline, que se mostram ansiosos pelo dia de abertura deste parque. 
 
 

 

 


VISITANTES
Counter
INQUÉRITO
EM QUE AREA DEVIA A CAMARA DA AMADORA INVESTIR MAIS??
EDUCACAO
DESPORTO
OBRAS MUNICIPAIS
AMBIENTE E HIGIENE URBANA
ACCAO SOCIAL
REQUALIFICACAO URBANA
HABITACAO
CULTURA
ESPACOS VERDES
  
pollcode.com free polls
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
17
19
20
22

23
24
25
29

30
31


blogs SAPO