comentar
r, em 25.07.09 às 23:11link do post | favorito

O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. Vieira da Silva, visitou a Amadora no dia 25 de Julho para o lançamento do “AmaSénior” – Projecto de Apoio Alimentar.

 

Este projecto, que envolve a Câmara Municipal da Amadora e três Instituições parceiras que actuam no território nesta área de intervenção – a Fundação AFID Diferença, a Santa Casa da Misericórdia da Amadora e a Sociedade Filarmónica Recreio Artístico e Apoio Social da Amadora – Quinta de S. Miguel –, tem como objectivo central o fornecimento da alimentação em dias feriados e fins-de-semana, a idosos e/ou pessoas isoladas, que já beneficiem, em dias úteis, das valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

 

 

O Dr. Domingos Rosa, Presidente da Fundação AFID Diferença, local onde decorreu a cerimónia, congratulou-se com este projecto, referindo que o mesmo “tem como base a sensibilidade social” da Câmara Municipal da Amadora. “É um projecto que nasceu de um lema da AFID: de uma necessidade nascer uma resposta”, explicou.

 

O Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Moreira Raposo, salientou a importância do trabalho em parceria com outras entidades para fazer nascer e desenvolver projectos desta natureza.
“Esta é uma responsabilidade efectiva que temos em apoiar a 3.ª idade, em apoiar estas pessoas que trabalharam a vida toda”, rematou o edil.

 

O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. Vieira da Silva, saudou a Autarquia pelo trabalho que tem desenvolvido na área social, acentuando que estes projectos são “um caminho certo e um caminho de futuro”, e que o “AmaSénior” será uma “experiência de sucesso”.


Para o governante, “o caminho do apoio domiciliário é imprescindível”. “Uma resposta desta natureza dá um sentido muito profundo à palavra solidariedade”, concluiu.


“AmaSénior”
Através do “AmaSénior” – Projecto de Apoio Alimentar, pretende-se rentabilizar/optimizar os recursos existentes no Município, nomeadamente as cozinhas de Instituições que funcionam aos fins-de-semana e feriados, efectuar a distribuição de refeições no domicílio dos idosos aos fins-de-semana e feriados, alargar o fornecimento de refeições aos idosos de 5 para 7 dias, e melhorar a qualidade de vida dos idosos nas suas habitações.

 

As três instituições apresentaram candidaturas ao Instituto de Segurança Social para a aquisição de viaturas e caixas isotérmicas, caixas descartáveis e caixas térmicas para transporte de refeições, sendo que a Câmara Municipal da Amadora assegurará a parte do financiamento que não for comparticipada pela Tutela.

 

A Autarquia irá ainda apoiar financeiramente as instituições parceiras para o reforço dos colaboradores para apoio a este projecto, assim como comparticipará os utentes com baixos recursos económicos.

 

Os utentes que podem vir a beneficiar deste apoio têm que obrigatoriamente estar inscritos numa Instituição do concelho e já beneficiarem de apoio ao nível de uma resposta social (Centro de Dia ou Serviço de Apoio Domiciliário).

O “AmaSénior” irá ter abrangência concelhia, ficando cada Instituição responsável pelo apoio numa zona específica do território.

 


 

Marcadores: , ,

VISITANTES
Counter
INQUÉRITO
EM QUE AREA DEVIA A CAMARA DA AMADORA INVESTIR MAIS??
EDUCACAO
DESPORTO
OBRAS MUNICIPAIS
AMBIENTE E HIGIENE URBANA
ACCAO SOCIAL
REQUALIFICACAO URBANA
HABITACAO
CULTURA
ESPACOS VERDES
  
pollcode.com free polls
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
15
18

19
20
22

26
28


blogs SAPO