comentar
r, em 23.02.10 às 11:18link do post | favorito

 

Museu em Acção na Amadora

Museu em Acção na Amadora

O Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira está localizado no Parque Aventura e é o Núcleo-sede do Museu Municipal de Arqueologia.
Este equipamento é constituído por cinco salas expositivas de carácter permanente e uma de carácter temporário, uma biblioteca especializada em arqueologia, uma sala polivalente de apoio aos leitores da Biblioteca, uma sala de actividades onde se realizam ateliês pedagógicos, um arquivo das jazidas arqueológicas e uma loja com material diverso sobre a temática do património histórico e arqueológico.

O Museu Municipal de Arqueologia tem desenvolvido o projecto pedagógico "Museu em Acção", que visa estabelecer um espaço de aprendizagem activa baseada na exploração dos conteúdos de cada exposição patente no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira. Este projecto tem por objectivo valorizar e promover o património histórico e arqueológico do Município da Amadora, através da aproximação directa entre o público e os objectos do Museu.

O "Museu em Acção" dispõe de um conjunto alargado de actividades, que poderão ser desenvolvidas de acordo com as especificidades de cada público.
Todos os ateliês são destinados a grupos organizados de instituições de ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, associações culturais, sociais ou outros.

As acções são gratuitas e realizam-se às segundas e quartas-feiras, em duas sessões: Manhã (10h às 12h) e Tarde (14h às 16h), através de marcação prévia, com a antecedência de uma semana, para o número 21 498 67 70.

 

Actividades no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira

 

As actividades - a decorrer a partir de Março - são as seguintes:

Amadora: da Pré-história à Idade Média
Actividade: Colares
Todos nós somos vaidosos, logo, porque haveriam os nossos antepassados de ser diferentes? Vamos pedir emprestados alguns materiais à Natureza e pôr mãos à obra. Bijutaria à verdadeira moda antiga.

Actividade: Profissão = Arquitecto
Com papel, régua e esquadro tudo se constrói, mas há 5 mil anos não havia tais coisas. Vamos então construir uma anta para saber como se fazia. Talvez resista milhares de anos…

Actividade: Desenha uma obra-prima
Já há artistas a pintar o nosso mundo há milhares de anos. Se queres aprender como e onde o faziam, aparece. Pode ser que também tu leves uma obra de arte para casa.

Villa Romana
Actividade: Pedrinha aqui, pedrinha acolá
Os Romanos gostavam tanto de arte que até o chão por onde passavam em suas casas eram verdadeiras obras de arte. Queremos ensinar-te a técnica do mosaico para que tu próprio construas um.

Actividade: Os Romanos chegaram
Os Romanos estiveram em tanto lado e deixaram tantas marcas que foram uma das mais importantes civilizações da Humanidade. Temos muitas histórias para te contar e tu terás muitos desafios para realizar. 

 

Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira

 

Amadora Rural - Aldeia da Falagueira
Actividade: Ao sabor do vento
O vento sopra, faz mover a mó e depois sai tudo em farinha. É assim que funciona um moinho. Anda daí aprender tudo isto e muito mais, ao sabor do vento.

Actividade: Alquimia da Terra - Farmácia Rural
Gritaste muito e agora estás rouco? Chá de casca de cebola. Estiveste ao frio e estás constipado? Leite com mel faz bem. Estas e muitas outras mezinhas estão disponíveis na nossa Farmácia Rural. Vamos investigar as ervas que nos fazem bem quando estamos doentes e não só.

Actividade: Alquimia da Terra - Quem conta um conto, acrescenta uma palavra
Nem sempre houve televisão e rádio, internet e jornais. As histórias contadas pelos mais velhos eram um forte auxílio para a passagem de conhecimento e memórias. Vamos aproveitar esse saber e contar histórias sobre as profissões do mundo rural.

Actividade: Alquimia da Terra - Será uma enxada? Será uma foice? Não, é um Espantalho!
O imaginário agrícola é muitas vezes dominado pela figura do espantalho, logo, se falamos da ligação do Homem com a prática da agricultura, temos que dar nutrientes à imaginação e criar um espantalho para a nossa horta.

Actividade: Alquimia da Terra - Os 5 sentidos agrícolas
Ouvir, cheirar, saborear, tactear e ver são acções que utilizamos constantemente, por isso, será muito interessante utilizar os 5 sentidos para conhecer um pouco mais sobre trabalhos, ferramentas, produtos e aromas agrícolas.

 

Aspecto interior do Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira

 

Aqueduto das Águas Livres
Actividade: Eu também já construí um Aqueduto
Pedra sobre pedra, arco sobre arco e lá está: um aqueduto que leva a água desde a nascente até à fonte. Achas que consegues construir um?

Actividade: O que importa é o que se diz e não quão alto se diz
"Olha a água fresquinha!" diz o aguadeiro. Vamos explorar a nossa criatividade e criar pregões para vender água.

Casal da Falagueira
Actividade: Ui, mas que cheiro!
O campo dava grande parte do que uma família precisava para viver. Incluindo o odor agradável para manter a casa bem cheirosa através dos sacos de cheiro. Vamos preparar um?

Actividade: Pãozinho quentinho
Quem não gosta de um bom pãozinho quente? Então se for feito por nós, ainda mais sabor dá… vamos pôr a mão na massa e preparar um pão como um verdadeiro padeiro!

Actividade: E se não houvesse lâmpadas?
Sabiam que a electricidade só chegou à Amadora no início do séc. XIX? Como será que durante a noite as pessoas encontravam a faca e o garfo para comer? Ou um banco para se sentarem? Ora aí está uma boa pergunta, que só uma boa vela pode responder. Luz não irá faltar. 

 

Elemento expositivo no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira

 

Informamos ainda que no âmbito do projecto de divulgação do património histórico-cultural "Escola Aberta do Património", realiza-se no dia 27 de Fevereiro, a partir das 14.30h, uma actividade que consiste na visita guiada a sítios classificados do Município da Amadora, que normalmente não estão acessíveis.

Locais a visitar:
Nascente de São Brás do Aqueduto das Águas Livres
Mina de Água
Villa Romana da Quinta da Bolacha

Inscrição prévia para o n.º de telefone 21 498 67 70.

Local de encontro: Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, Parque Aventura, Beco do Poço

 

Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira
Horário de abertura ao público
2.ª a Sábado das 9h às 13h e das 14h às 17h
Parque Aventura, Beco do Poço
Tel.: 214 986 770
Fax: 214 986 776
E-mail:
cultura@cm-amadora.pt
Site:
www.cm-amadora.pt


VISITANTES
Counter
INQUÉRITO
EM QUE AREA DEVIA A CAMARA DA AMADORA INVESTIR MAIS??
EDUCACAO
DESPORTO
OBRAS MUNICIPAIS
AMBIENTE E HIGIENE URBANA
ACCAO SOCIAL
REQUALIFICACAO URBANA
HABITACAO
CULTURA
ESPACOS VERDES
  
pollcode.com free polls
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
24
26
27

28


blogs SAPO